Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BOLSA DE VALORES NA PRÁTICA

    Durante parte de uma manhã, funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda receberam informações gratuitamente sobre o universo de funcionamento da bolsa de valores como vantagens e desvantagens de investir em empresas por meio de compra de ações, riscos, formas de negociar, função das corretoras etc.

    Ulisses Tapajós, executivo aclamado do Pólo Industrial de Manaus por colocar a Masa da Amazônia, como uma das melhores empresas brasileiras falou sobre o motivo de cultivar o hábito do investimento. ?Depois de me dedicar 40 anos ao Distrito Industrial, pedi a aposentadoria não para ficar em casa, mas para tocar um projeto em parceria com meus filhos Gustavo e Mariana. Aos 63 anos, tenho a plena convicção de que a preocupação com o futuro deve começar cada vez mais cedo. Economizar e investir devem fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa desde que ela nasce. Os pais ensinam aos filhos que exercitam isso por meio de ajuda especializada?, ponderou o empresário.

    O corretor de valores da empresa Ação Investimentos - representa a XP Investimentos no Amazonas, Gustavo Nobre Tapajós, disse que o número de brasileiros que investem na bolsa de valores é insignificante se comparado ao mercado americano, mas a desproporção pode cair significativamente diante de um trabalho educacional de base. ?Nos Estados Unidos da América, 60% da população aplicam suas reservas na bolsa de valores enquanto que no Brasil apenas 0,5% adotam o mesmo procedimento. O maior empecilho é a falta de esclarecimento. Só investimos naquilo que conhecemos. Para ampliar o número de investidores, estamos trabalhando em palestras e em cursos onde fornecemos as orientações necessárias para fornecer segurança e credibilidade as operações no mercado variável?, avaliou Gustavo Tapajós.

    Comparando a bolsa de valores com outros tipos de aplicação, o corretor de valores foi enfático ao declarar que os ganhos são infinitamente maiores desde que se adote os cuidados necessários para minimizar as perdas.?A poupança rende em média 0,5% ao mês o que ao longo de um ano equivale a 6%, descontada a inflação anual de 5%, o ganho real seria de 1% enquanto que no mercado de ações existe a possibilidade de no mesmo período obter 35% sobre o valor das ações. É claro que o ganho maior está atrelado a riscos ousados?, salientou o corretor.

    A estratégia para a aplicação é simples: subtrai-se de 80 a idade do investidor. Assim uma pessoa de 20 anos deveria investir 60% de tudo o que ganha. O que não significa apostar todas as fichas numa única cartada. O ideal diversificar as aplicações: poupança e CDB para movimentações rápidas e ações para projetos em longo prazo.

    Cuidadoso, Gustavo Tapajós alerta que as indicações de empresas onde alocar recursos na compra de ações seguem obrigatoriamente o perfil do cliente. Desta forma, os ousados que gostam de fortes emoções são direcionados para empresas novas com grande prospecção de crescimento; os que preferem a moderação devem optar em parte por injeção de recursos em novos empreendimentos e em empresas já consolidadas e com desempenho estável; já os tradicionalistas só devem aplicar em empresas públicas e privadas cuja performance não passa por grandes oscilações.

    • Publicações630
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsa-de-valores-na-pratica/2164321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)