Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AMAZONAS SEDIA CONFAZ

    O Amazonas sediará a 143º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na próxima sexta-feira, 30. A abertura será às 9h da manhã no salão Rio Negro do Tropical Hotel Manaus.

    O evento terá a participação de secretários de fazenda dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e será coordenado pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa. Além deles, também estarão presentes representantes da Receita Federal do Brasil e da Suframa.

    O encontro que acontece trimestralmente é o grande fórum para discussões e deliberações sobre as políticas fiscais e tributárias no país. As resoluções tomadas durante o Confaz repercutem e impactam diretamente no cotidiano das empresas assim como na vida dos brasileiros em geral.

    Nesta quinta-feira, um dia antes do CONFAZ, acontecerá o Pré-CONFAZ, cujo coordenador é o Secretário de Estado da Fazenda da Bahia, Carlos Martins e não conta com a participação de representantes do governo federal.

    Nos debates, eminentemente técnicos, serão discutidos assuntos de interesse das unidades federadas como reforma tributária, simples nacional, transferências constitucionais e legais como o FPE, FPEX e Lei Kandir, projetos nacionais como documentos fiscais emitidos eletronicamente e escrituração fiscal digital, endividamento dos Estados, projetos legais em trâmite no Congresso Nacional e o rateio do Fundo de Participação dos Municípios - que de acordo com decisão do Supremo Tribunal federal - deverá ter uma nova regulação até 31 de dezembro de 2012 .

    A pauta do Confaz inclui 68 convênios que disciplinam o tratamento tributário de diversos assuntos. Para que sejam concedidos benefícios fiscais, isenções, suspensão de tributos é necessário aprovação por unanimidade. Se houver consenso, as decisões tornam-se obrigatórias por meio de instrumentos legais.

    Nesta reunião ordinária, segundo o secretário executivo da receita, Thomaz Nogueira, não há convênio em que o Amazonas tenha interesse específico ou que possa impactar a economia do estado de forma significativa.

    Ele complementou que entre os assuntos a serem tratados no dia 30 estão temas pontuais como a isenção de impostos para mototáxis, proposta apresentada pelo Amapá que deve encontrar forte resistência dos demais estados que desaprovam o modelo de transporte.

    • Publicações630
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amazonas-sedia-confaz/2852010

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)